Sebrae na estrada: Unidade móvel percorre mais de 2,2 mil quilômetros para atender empreendedores de MS

Nos meses de junho e julho, projeto contemplou nove municípios do Estado, incluindo Campo Grande, nos bairros Rita Vieira e Maria Aparecida Pedrossian

Por Maria Lúcia Fernandes 23/07/2024 - 14:50 hs
Foto: Assessoria de Comunicação

Neste mês, o projeto Sebrae na Estrada conclui a primeira rota de atendimentos em Mato Grosso do Sul com 2.234 quilômetros percorridos desde junho. Como uma forma de estar mais perto dos pequenos empreendedores e facilitar o acesso desse público a informações sobre o mundo dos negócios, o Sebrae/MS disponibilizou uma unidade móvel que esteve em nove municípios do Estado, incluindo Campo Grande, nos bairros Rita Vieira e Maria Aparecida Pedrossian.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o intuito foi estar mais perto de quem deseja empreender ou já possui o próprio negócio, com destaque para os serviços de formalização como microempreendedor individual (MEI), regularização e orientação técnica para melhoria da empresa. “Sabemos que empreender é um desafio e nessa rotina corrida, o Sebrae buscou estar mais perto dos pequenos empreendedores. A grande parte dos atendimentos foi voltada à regularização do MEI e formalização, e também levamos conhecimento técnico para que mais negócios prosperem. Foi um projeto piloto onde fortalecemos a presença da instituição no território, reforçando com isso nosso propósito com o sucesso dos pequenos negócios”, destacou Amarilha.

Rota de atendimentos

Cassilândia, Selvíria, Ivinhema, Itaquiraí, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Alcinópolis e Figueirão foram os municípios que receberam a unidade móvel do projeto Sebrae na Estrada. Quem aproveitou a oportunidade como Cleverson de Souza, proprietário um escritório de contabilidade em Figueirão, ressalta que encontrou no ponto de atendimento o apoio necessário para a resolução de um problema que enfrentava.

“O Sebrae me ajudou com o auxílio de emissão de nota fiscal de comércio. A vinda da carreta foi uma ação muito boa, para mim, especialmente, porque os clientes utilizam a plataforma de emissão de notas do Sebrae, que é gratuita, então eu precisava entender melhor. Minha necessidade foi atendida prontamente e solucionada”, comemorou.

A capital sul-mato-grossense também foi contemplada pelo projeto Sebrae na Estrada, onde a carreta esteve na última semana. Nos dias 15 e 16 de julho, a unidade móvel ficou estacionada no bairro Maria Aparecida Pedrossian, e, no dia 17 e 18 do mesmo mês, no bairro Rita Vieira. Juntas, as duas regiões possuem cerca de 1.800 pequenos empreendedores.

Um deles é a cuidadora Ana Lúcia Carvalho de Souza que buscou a unidade móvel do Sebrae para se formalizar como MEI. Para ela, a experiência foi positiva e a possibilidade de realizar esse serviço no bairro facilitou o processo. “O Sebrae resolveu a minha necessidade, solicitei o atendimento para abrir o MEI e fui muito bem atendida na carreta, a vantagem de ser atendida sem ter que ir até uma das sedes otimizou muito tempo”, pontuou.

Além de auxiliar quem já empreende, a presença da carreta nos bairros de Campo Grande também despertou o interesse de pessoas da comunidade que apoiam os empresários locais, como é o caso de Lucirlene Oliveira, responsável pelo projeto social “Areias da esperança”.

Executada há sete anos no Maria Aparecida Pedrossian, a iniciativa atende 120 crianças e adolescentes com treinos de vôlei de praia e ações para fomentar o esporte. Para gerar renda, muitas famílias vendem doces, salgados e utensílios, por isso, Lucirlene aproveitou presença da unidade móvel do Sebrae para entender melhor sobre empreendedorismo e auxiliar esse público.

“Hoje a vida é tão corrida que tudo o que puder ajudar nessa proximidade da informação é interessante. Aqui na comunidade os empreendedores querem crescer um pouco mais e aprender como conduzir o negócio de uma forma que os gastos sejam menores, estando na lei, com tudo certinho. Então, eu vim conhecer o trabalho do Sebrae para passar as informações para as famílias, mostrar os cursos que as mães poderiam fazer e incentivá-las a procurar esse apoio também”, explica a responsável pelo projeto social.

A unidade móvel de atendimento do Sebrae é equipada com recursos que oferecem um ambiente propício à troca de informações e experiências entre os empreendedores locais e especialistas em gestão empresarial. No local, são oferecidos serviços como formalização do microempreendedor individual (MEI), procedimentos de regularização, além de palestras em temas variados e orientação técnica sobre gestão empresarial.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, por meio do número 0800 570 0800.